segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Casaco de tricô para bebé (tam.3 -6 meses) com PAP

Hoje mostro-vos o meu último trabalho: um casaco lindo!
E já o estou a gabar porque ficou realmente isso!!!...
Uma amiga, de quem gosto muito, enviou-me foto e explicações
deste modelo, mas introduzi-lhe umas ligeiras alterações, 
tendo, no entanto, a preocupação de não o adulterar.
De seguida mostro as várias fases por que foi passando,
com explicação de pontos e dicas.
O casaco nasceu assim:

Este é o segredo dos modelos que começam por baixo:
as duas aberturas para poderem ser intercaladas as mangas.
Nas fotos seguintes mostro a manga.
Espero estar a elucidar bem este passo-a-passo.
E eis que o terminei.
Como não tinha em casa fita de seda para o laço,
fiz este cordão que poderá ser substituído pela mãe do bebé.
A seguir mostro os apontamentos com que fico em arquivo.
 Faço sempre isto... espero que vos sirva também de ajuda!
 Entretanto no fim de semana fiz as botinhas, 
mas reduzi num ponto o motivo.
Depois de tricotar o 1º. motivo do casaco
já sabemos a lengalenga de cor! Então já sabemos como se fazem
aumentos ou diminuições no mesmo. 
 E aqui o pormenor final.
 Espero ter conseguido explicar bem este modelo muito antigo
generosamente enviado pela minha boa amiga, 
que me estimulou a fazer uma obra deste calibre!...
Há muitos anos eu aventurava-me sozinha em modelos difíceis,
copiava modelos sem receita, sob orientação da minha mãe,
inventava modelos e com eles vestia as minhas bonecas,
gostava de desvendar os segredos dos tricôs e dos crochés,
descobria os erros nas revistas sobre a matéria!...
Hoje estou menos aventureira, mas este foi um excelente desafio.
De início pensei em não o seguir,
por saber que o modelo trazia um segredo,
mas a minha amiga fez-me rejuvenescer ao aliciar-me
com este bonito modelo.
OBRIGADA, AMIGA!!!

UM ABRAÇO




29 comentários:

  1. Amiga, pode gabar a vontade, pois ficou maravilhosamente lindo, parabéns e obrigada pela explicação.
    Beijos e tenha uma linda e abençoada semana.
    Ângela

    ResponderEliminar
  2. Lindo!
    pena que para mim o tricô ainda tem seus segredos,rs.
    Bjus e uma boa segunda feira.

    ResponderEliminar
  3. Estes seus casaquinhos estão cada vez mais bonitos! É uma delicia quando vencemos desafios, não é?
    Um abraço e boa semana!
    Egléa

    ResponderEliminar
  4. Les gilets sont magnifique bonne soiree bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  5. Claro como a água, graças a ti, Fada dos Segredos. Lindo, digno de um príncipe!
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Terezinha querida, mais um trabalho lindo e amoroso, eu não sei
    fazer tricô, mas gosto, beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo trabalho lindo, caprichado mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Bem Teresa...ainda bem que descobri este blog!
    Atualmente também vivo pertíssimo de Coimbra...a aldeia que me viu nascer!
    Também tenho África no meu coração...pois vivi 18 anos em Angola!
    Não conheço os Açores...aguardo melhores momentos para viajar!
    Em relação ao trabalho...não sou avó...mas fica o registo destes pormenores para obter um excelente casaquinho!
    Tenha uma semana repleta de emoções!

    ResponderEliminar
  9. Olá Terezinha, achei maravilhoso. Que coincidência, eu tenho um caquinho com este ponto e estava procurando a receita. Minha mãe que arrumou este casaquinho e me deu como modelo. Obrigada pela receita, amei. Assim que fizer posto no meu blog. Uma ótima semana Terezinha. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Nada fica para desvendar, para quem não entende, é só começar com a boa vontade.
    Tambm estive em Angola.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Teresinha!
    Os limões vieram do Lidl. Corre!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. olá amiga, como sempre coisas maravilhosas e este casaquinho é magnifico, obrigada por existires, por teres este blog e por nos ensinares
    um bjo Margarida Farinha

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Teresinha por mais este casaquinho lindo depois com mais calma vou ver como fez por agora boa viajem
    Beijinhos
    Aldora

    ResponderEliminar
  14. Olha eu de novo no seu cantinho rsrrsrs
    eu vim o outro blog
    muito bonito
    ate animei tentar fazer esse casaco
    tem tempo que nao pego nas agulhas de trico
    ate prometi minha filha de fazer um pro meu neto
    sera que pode fazer com agulha reta
    pois a agulha circular e eu nao nos damos certo
    kkkkkkkk
    bjao
    lindo demais essa pagina.

    ResponderEliminar
  15. Querida Terezinha,sou admiradora dos seus trabalhos ,todos são maravilhosos,adoro também suas explicações as quais são úteis e que me inspiram.Minha mãe fazia tricos,costurava e fazia crochet,mas nunca tive muita paciência,agora sim ,procuro aprender e me sinto feliz!!Obrigada!Beijos com carinho,Marta

    ResponderEliminar
  16. Parabéns,Terezinha. Lindo casaquinho. Obrigada por compartilhar. Bjs

    ResponderEliminar
  17. Teresinha!! Que blog maravilhoso!! Adorei o PAP que você publicou e mais ainda, as duas fotos manuscritas da receita. Muito obrigada por partilhar conosco! Amei também todos os outros casaquinhos cujas fotos estão no blog!! Vou passar a tarde toda curtindo-os!! Um abraço grande da Elza, daqui do Brasil!!

    ResponderEliminar
  18. Olá, Terezinha. Muito lindos seus trabalhos. O PAP também ficou ótimo. Sei pouquíssimo de trico, mas deu vontade de tentar vendo seu PAP. Parabéns.

    ResponderEliminar
  19. Olá querida lindo seu blog, uma Postagem mais linda e interessante que a outra, muito encantada com tudo.
    Deus lhe abençoe e honre mais mais.
    Pois os planos de Deus são maiores que os nossos.
    Deleite se no senhor Deus e descanse pois as bênçãos de Deus são grandiosas para você e família.Beijinhos fique na paz.
    Seguindo com carinho e alegria.
    Gislaine Soares
    artesdagis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Olá Teresina,
    Amei descobrir seu blog.Vivo procurando receitas de casaquinhos e agora encontro vc ensinando todos os detalhes.Obrigada por sua generosidade.Sou mineira e amo tricotar.

    ResponderEliminar
  21. adorei..tdos lindissimos........bjus

    ResponderEliminar
  22. Senhora D.Teresinha: só agora descobri o seu blog. Não tenho palavras para lhe agradecer tanta generosidade traduzida em todos os trabalhos com que nos presentei-a. São autênticas preciosidades. E a Senhora é realmente a FADA DO LAR. Descobri os sapatinhos para menina de 5 anos e já estou a fazê-los , vamos ver se chego até ao fim. Muito obrigada Senhora Dona Teresinha. Pode ser que eu tenha a felicidade de a encontrar em Coimbra, cidade onde me desloco algumas vezes para consultas médicas e onde tenho familiares. Mais uma vez ,o meu obrigada Senhora D. Teresinha por tudo o que nos mostra. Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Tão lindo! Adorava saber fazer. Ainda hei-de conseguir... Bem haja!😚😚

    ResponderEliminar
  24. Olá Teresinha, fiquei super feliz de conhecer o teu blog e consequentemente conhecer você virtualmente.
    Além de lindos os teus trabalhos, pude observar que és portuguesa e senti um carinho intenso e especial porque meu avô paterno Artur, era português.
    Este casaquinho encantou-me e também me aguçou a curiosidade, pois estou fazendo um bem parecido e estou com dificuldade para o encaixe das mangas.
    Há possibilidade de você me responder, se estas aberturas são fechadas após o encaixe juntamente com as laterais das mangas?
    Desde já, agradeço a gentileza e a generosidade por você compartilhar todos estes trabalhos, desejando paz e muita saúde.
    Abraços,
    Maria Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Lúcia, são fechadas quando fechar as mangas. Aliás, fazem-se essas aberturas para poder tricotar as mangas sem as esgaçar. Se observar as fotos vê como fazer.
      Abraço

      Eliminar
    2. Obrigada Terezinha pela resposta. Eu pensei que tivesse entendido mal. Vou experimentar dessa forma, pois há pontos fantasia que são muito difíceis para fazer diminuição, a fim de dar o espaço para as mangas.
      Abraço,
      Maria Lucia

      Eliminar
  25. Boa tarde! Lindo seus trabalhos e muito bem explicadinho Parabéns....Beijinhos....

    ResponderEliminar
  26. Bom dia! muito lindo seus trabalhos e muito bem explicadinho Parabéns ..Beijinhos....

    ResponderEliminar
  27. Bom dia! Lindo seus trabalhos e bem explicadinho.parabéns...Beijinhos..

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!