terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vestido para menina, com bordado

Este foi um dos vestidos que fiz há 34 anos, para a minha filha mais nova.
Agora que serve à filha, minha neta, cópia fiel da sua mãe!...
Saiu das roupas antigas que guardo e penso que não destoa!
O tecido às bolinhas é de algodão macio e enrugado em tiras.
Sempre fiz a roupa em jeito de servir durante vários anos.
Na sua forma original este vestidinho tinha 3 nervuras 
que iam sendo descosidas a cada ano.
Por fim,
quando já não havia nervuras e o vestido ainda servia na largura,
eu acrescentava-lhe um bordado inglês na bainha, 
como aqui mostro... e como aprendi com a minha mãe!
 Estamos em crise... e naquele tempo como era?...
Será que hoje em dia as mães aproveitam assim as roupas dos filhos...
ou compram novo... de tal marca?...
O peito levou piquê onde bordei duas borboletas.
E como esta minha netinha é a cópia da sua mãe...
miudinha, airosa, meiguinha, alegre... 
vê-la assim vestida recuo 30 e tal anos no tempo...
e sinto-me feliz... sinto-me bem... 
mesmo muito bem!!!
UM ABRAÇO
Obrigada pelos comentários 
e sejam bem-vindas, novas seguidoras!

23 comentários:

  1. Teresinha, que vestido mais charmoso e moderno!! Adorei cada detalhe... minha mãe, costureira, fazia roupas assim pra nós,descia a barra, depois passava pra mim, depois pra irmã mais nova... qdo não dava mais, fronhas. Que saudades... que coisa boa poder ver um vestidinho vestido em nossa neta! Você é abençoada... ainda estou a espera dos meus rss
    Hoje em dia, com a China e Japão invadindo tudo e todos, nem vale a pena guardar, pois é raro quem tenha o capricho de fazer algo a mão... compra-se por preço de banana e depois dá-se em campanhas. Triste não?
    Dê um abraço na netinha, diga que ela ficou linda como a mamãe:))

    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Coisa boa poder reviver assim o passado!
    Lembro que fiz muitos vestidinhos assim para minha filha, todos foram doados para a priminha dela.
    Só ficaram fotos,rs.
    Bjus

    ResponderEliminar
  3. Teresinha, que lindo vestidinho, que orgulho a neta
    ainda o usar, é atualissimo, oxalá as mães de hoje
    saibam seguir esses exemplos, beijo

    ResponderEliminar
  4. La petite robe est magnifique bravo Theerese bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  5. Oi Teresinha, que linda, deve ser maravilhoso ver algo que fez sendo usado tanto tempo depois... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  6. Como me revejo nesta "moda", que usei e as minhas filhas também! Ainda tenho coisas assim bonitas à espera de quando vierem os netos...

    Este está muito lindo, com o folhinho! Mais um belo trabalho "das mãos da Teresinha"! :)

    ResponderEliminar
  7. Tão lindo!!!! Eu consegui encontrar na casa da minha mãe um bikini que ela fez para mim quando eu tinha uns 3 ou 4 anos e que vou usar na minha filha, branco com bolinhas vermelhas (intemporal) e tenho muita pena de não ter mais roupinhas minhas para vestir na minha filha, como fui a última de 3 filhos e ela não contava ter mais deu tudo o que estava em condições pois a maior parte da roupa era adaptada da dos meus irmão mais velhos e alguma ainda anda na minha casa em versão manta de retalhos que a minha mãe fez para mim, adoro estar deitada no sofá tapada com ela e lembrar-me: este quadrado era um vestido meu, este era uma saia, este era um casaco do meu pai :-) e também é engraçado ver que se usa agora algumas coisas que se usavam quando eu era criança tipo aquelas cuequinhas de praia cozidas com linha de elástico que forma uma espécie de favos, pois é eu tive umas e agora só vejo disso nas montras de criança como se fosse uma grande novidade :-) Bjs

    ResponderEliminar
  8. É preciso amar muito estes trabalhos para os podermos preservar tanto tempo!
    Assim acontece comigo, estimo tudo o que faço!
    Para mim, o vestido continua atualizado e de muito bom gosto.
    Parabéns pelo vestido e pela modelo (netinha).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É isso mesmo, Teresinha... me trouxeste lembranças: depois de fazer isso tudo, eu ainda colocava um entredeux na cintura, e dava para mais um tempo...
    Abraços,
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresinha
    Está lindo o vestidinho esse feitio lembro-me que tinha uma boneca que tinha um vestido assim .
    Na verdade quando as minhas filhas eram pequenas e apesar de eu trabalhar fora de casa com horário grande, as roupinhas era eu todas que fazia das calças do meu marido da fazenda das pernas davam para fazer vestidinhos lindos para elas tinha revistas que tirava os moldes e estes serviam para muitas roupas, eu colocava aplicações feitas por mim um tinha um gelado outro um comboio na parte as blusinhas eu tricotava só me lembro de uma vez ter comprado uns calções de ganga brancos para a mais velha , também eu ainda tenho guardados alguns, na esperança de que uma neta os use, algumas roupas vinham das tias e andavam bonitas e limpas sem luxos de marcas, não aprendi a costura mas o querer fazer é o mais importante, saíam sempre bem.
    Obrigada pela carinho que deixou no meu blog
    beijinhos
    boa semana
    Aldora

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde querida, realmente tecidos com bolinhas nunca saem de moda, mais a delicadeza dele fala por si de tão formoso, tenha uma linda semana iluminada por Deus, quando puder me faça uma visita, beijinhos!

    http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresinha,

    a minha sogra fez assim os vestidos para a minha filha mais velha, assim com nervuras
    que iam sendo descosidas a cada ano.
    Guardei para a minha filha mais nova que tem 5 anos de diferença da irmã e depois dei para as minhas primas vestirem as sus filhas.
    Crise? E quando é que não há crise? Sempre vivi a apertar o cinto e acho que isso até é bom que é para aprendermos a poupar e a respeitar o meio ambiente. Desde que tenhamos trabalho temos de saber viver com o que temos e a puxar pela cabeça para a resolução dos problemas do dia a dia.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  13. Uma ternura Teresinha! eu usei vestidinhos assim, e bordados com passarinhos e outros desenhos feitos pela minha tia habelidosa, com quem aprendi muita coisa.
    Bom feriado, bjs
    Mifá

    ResponderEliminar
  14. Nos dias de hoje pela qualidade dos tecidos tenho minhas dúvidas se haveriam de durar tanto assim... Emocionante, passar por uma experiência dessas.
    Um abençoado fim de semana,
    Bjs
    Mara

    ResponderEliminar
  15. Olá

    Muito bonito, ainda me lembro deste tipo de vestidos.

    Manuela

    ResponderEliminar
  16. Lindo vestido. Mamãe também fazia vestidos, blusinhas e shorts para eu e minha irmã; pena eu não ter aprendido a costurar. Agora elas pedem à avó um vestido mas onde está o tempo para que ela os faça. Beijos tupniquins!

    ResponderEliminar
  17. Lindo vestido. Mamãe também fazia vestidos, blusinhas e shorts para eu e minha irmã; pena eu não ter aprendido a costurar. Agora elas pedem à avó um vestido mas onde está o tempo para que ela os faça. Mas há uma manta, tecida no tear que foi de meu irmão mais novo e aqueceu ainda minhas duas meninas!Beijos tupniquins!

    ResponderEliminar
  18. A minha lúcia tambem vestio um vestido que foi meu, depois com as mudanças de casa não sei o que lhe fiz, perdi-o rasto...
    Os meus netos tem várias coisas que eram da minha joana, eu gosto de guardar e relembrar outros tempos.
    Beijos querida

    ResponderEliminar
  19. Imagino quantas lembranças lhe passam ao ver sua netinha com este lindo vestidinho... Lembrei-me de minha infância pobre, quando minha irmã me presenteava com os mais lindos vestidinhos, feitos com sobras de tecidos de suas freguesas... Bons tempos, hoje aqui no Brasil, os bebezinhos já vestem grifes caras, (as mães fazem questão de exibi-las, muitas vezes sem terem condições para isto)e as crianças crescem cada vez mais consumistas. O carinho de uma peça confeccionada por mãos habilidosas e cheias de amor não tem preço...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ficou muito giro!!!
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Parabéns, ficou linda a sua neta!
    Fez com que o meu espírito regredisse vários anos atrás, quando a minha mãe fazia algo idêntico para as minhas irmãs, sentada junto à janela numa máquina Singer.
    Obrigada por isto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Teresinha, aonde andas amiga? só espero que esteja tudo bem, eu vou de férias, até lá beijinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!