quinta-feira, 30 de maio de 2013

3 almofadas muito antigas

Hoje vou mostrar-vos 3 antiguidades que andavam guardadas.
Foram feitas em casa da minha avó materna, que morreu quando eu tinha 11 meses. Não me lembro dela, mas sei que antes de morrer ainda teve a alegria de me ver caminhar até à beira da cama onde, uns dias depois, veio a falecer.
Mas dela ficaram-me "recordações" contadas pela minha mãe, parecendo-me quase verosímeis.
Rendas, bordados, peças de louça... algumas destas coisas, muito poucas, sobreviveram!...
Há dias lembrei-me de tirar estas almofadas do baú com o propósito de lhes dar uso.
E assim será!
Se eu as usar, encostando nelas as minhas costas, talvez ainda consiga sentir o calor do colo da minha avó!
Mais ninguém irá sentir o mesmo... e, no futuro, ninguém irá dar o valor que eu agora dou!...
Por isso quero usá-las, encostar-me nelas... deitar a cabeça...
e sentir o afago da minha avó!


 Esta é bordada a richelieu em linho grosso (estopa) fiado e tecido 
há alguns 100 anos!
 Talvez seja a única que vai condizer com o ambiente...
Não quero saber...
Talvez até faça outra no género... acho-a tão bonita!
 A seguinte é muito fofa! Bordada no linho com lã em ponto de fada do lar.

Agora é deitar mãos ao trabalho: arranjar estopa para fazer a parte de trás das almofadas e recheio para que fiquem prontas a colocar no meu sofá...
refestelando-me nelas!!!...
UM ABRAÇO

16 comentários:

  1. ...que vão dar vida e aconchego ao teu sofá.

    Todas são magníficas. cada uma no seu estilo. Mesmo a primeira , mais simples, mas bem original.

    São relíquias!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Teresinha ,que reliquias ,eu tenho algumas da
    minha bisavó ,que nem conheci ,acho muito bem usá-
    las ,são lindas ,beijo

    ResponderEliminar
  3. Teresinha,
    concordo contigo...
    antigamente eu guardava...
    agora eu uso tudo.....
    Tens que usar e fazer renascer a tua avó, nas tuas lembranças...

    beijos de MF

    PS - gostei dos bordados, em especial o primeiro, tipo moderno..
    e o segundo e o terceiro.....

    ResponderEliminar
  4. A de richelieu é uma obra de arte, Teresinha! A de flores também. A outra mais "modernosa" deve ter sido uma das últimas feitas por ela, pois não?
    Acho que você deve usá-las sim. Coloca-las em evidência. Serventia não terão dentro do baú.
    Um abraço!

    Egléa

    ResponderEliminar
  5. Que coisa bonita Terezinha. É muito importante preservar coisas que nos fazem bem, uma boa saudade e reverência a alguém que foi tão importante na sua família. Parabéns pela iniciativa e sensibilidade. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Que lindas, Teresinha!
    Sou completamente a favor de usar tudo. Acho mesmo bem que as ponhas a uso. As costas vão agradecer e a casa icará muito linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Você está certissima em usa-las!
    São lindas e ninguém mais além de você vai dar o devido valor que merecem...
    Bjus

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Teresinha.
    Estas almofadas trazem-lhe lembranças da sua avó.
    A mim, fizeram-me lembrar os trabalhos que fiz em fada do lar, adorava aquela agulha e os caracolhinhos que fazia.
    Beijinhos e um excelente fds para si

    ResponderEliminar
  9. Também para mim, é assim que entendo o valor das coisas que nos trazem afectos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Oi, Terezinha! Agora podemos ver de onde vem teu talento para as artes.
    O trabalho é muito bonito e deve sim ser usado. Você tem toda razão!!!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Félicitation c'est magnifique,un souvenir des grand-parents quand il ne sonts plus la ca fait du bien bonne soirée Marie-Clire

    ResponderEliminar
  12. Oi Teresinha... vão ser almofadas com cheirinho de saudade, adorei!!!! beijosss!!!

    ResponderEliminar
  13. Oi amiga !! Adorei as almofadas, são lindas Teresinha !
    Beijos
    Inez Garcez
    crocheetricoparaospequeninos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Teresinha!! Olhe por onde estou andando... curiosidade pura, adoro coisas antigas!
    Estou passeando por aqui, beijos!

    ResponderEliminar
  15. Nossa! que bonito, vc sabia que aqui no nordeste vc encontra lindas peças bordadas em rechilier. Trabalhos feitos com caprichos.
    Bjs!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!